segunda-feira, 29 de março de 2010

1º dia na Amazónia

A viagem de avião de Lima a Iquitos oferece uma paisagem linda. Primeiro passamos pela cordilheira Andina, e de repente as montanhas secas viram selva que vista do céu parece um brócolo gigante que nunca mais acaba. A imagem das curvas do rio amazonas só me faziam lembrar o livro de geografia da primária.

Do aeroporto fomos para Iquitos e como tínhamos uma hora livre, até sair o barco para o Heliconia lodge, fomos dar um passeio. A cidade está “maltratada”, com edifícios coloniais lindos mas a cair aos bocados, as pessoas são um bocado estranhas e as ruas estão minadas por 25 000 moto táxis que passam o dia a buzinar. Ainda bem que escolhemos passar as noites todas na selva.

À hora marcada apareceu o nosso guia, o Victor, e juntaram-se as pessoas todas que iriam passar os próximos dias connosco: um vietnamita que está a tirar o MBA em Chicago e estava a aproveitar o spring break para conhecer o peru, uma japonesa a viajar sozinha durante um ano e um grupo de espanhóis que tinham vindo para um casamento em Lima e eram a animação total, sempre bem dispostos e a gozarem uns com os outros.

Começámos por visitar uma tribo perto de Iquitos chamada Bora. Hoje em dia é graças ao turismo que os costumes antigos dos índios sobrevivem, através de pequenos espectáculos de dança e venda de artesanato. Obviamente que mal os turistas viram costas, eles trocam as suas saias de palhinha por umas calças de ganga e calçam os seus ténis da Nike. Mesmo assim não deixa de ser engraçado ver as suas danças e conhecer um pouco da história da tribo.



Depois veio a viagem de uma hora, amazonas abaixo, até ao lodge. Almoçámos e saímos para ir pescar piranhas. Claro que os portugueses nem um peixinho apanharam, foram os espanhóis que conseguiram todas as piranhas, que comemos grelhadas ao jantar. Não sei exactamente ao que é que sabiam porque eram tão pequenas que mal dava para sentir o sabor.

2 comentários:

  1. ai Maria que ja tenho tastas saudades...mas das ferias é claro :)

    adorei a fotografia dos indios... ponha depressa no blog as primeiras aulas, estou ansiosa (as ferias ja eu conheço!!!)

    beijinhos

    ResponderEliminar