segunda-feira, 8 de março de 2010

Universidade e Cerro San Cristobal

Hoje tinha de estar à porta da faculdade às 8:30 da manhã para fazer o exame de espanhol, para saber o nível do curso em que ficaria. Como existia toda uma viagem de combi por um trânsito que eu não conheço acordei bem sedo para me por a caminho.
O Thomas explicou-me mais ou menos onde é que tinha de apanhar o combi e de que cor era. Acontece que existem várias empresas, cada uma pinta os seus combis das cores que quer e cada uma tem o seu trajecto., o meu era o branco e cor de vinho.
Ainda nem 7:30 da manhã eram quando já estava na paragem e passa o primeiro combi a rebentar pelas costuras! Nem parou. Comecei a conversar com uma senhora na paragem que também o queria ter apanhado, para perguntar qual era a saída da minha universidade. Foi muito simpática e disse que tinha de ser mais agressiva com o próximo que passasse. Lá veio ele e mal começou a abrandar lancei-me à multidão que lá ia dentro para conseguir um espacinho. Estava eu pendurada no último degrau da saída, agarrada ao corrimão, quando o cobrador, depois de ter furado por entre as pessoas, triunfante me cobra o bilhete. Claro que se eu sequer tentasse chegar à mala para tirar as moedas morria no meio da estrada porque isso iria implicar soltar as mãos. Felizmente a minha “amiga” começou logo a refilar e mandou-o voltar mais tarde.
Saí mesmo em frente à Universidade: um luxo ter transporte directo, porta a porta.
O exame foi escolha múltipla e uma entrevista e no final decidi que não ía fazer o curso- se o americano que mal fala espanhol vai ficar no nível avançado o que é que eu vou lá fazer?
Acabei por vir para casa no combi com esse americano e uma francesa, que tinham ido de táxi e ainda estão meios perdidos nesta cidade. O americano só se ria, para ele o combi era mais divertido que uma montanha russa!
À tarde fui com o Thomas ao Cerro San Cristobal, que é um monte ao lado do centro da cidade, que se sobe de carrinha turística e de onde se vê grande parte de Lima. Foi das coisas mais impressionantes que vi! A cidade só acaba no horizonte! É mesmo difícil de descrever a imensidão dos guetos, que se têm formado devido às ondas de emigrantes dos Andes, tribos inteiras que fogem do terrorismo, que ainda existe principalmente no norte do pais.
Aqui ficam as fotografias:



Hoje também reparei nestes policias sinaleiros, quase extintos em Lisboa. São geralmente mulheres e existe uma em quase todas as esquinas da avenida Arequipa, a avenida que liga Miraflores com o centro. São elas que coordenam o trânsito todo e a sua “casinha” tem a lembrança da praxe do sinto de segurança (quase irónica nesta cidade) e em cima propaganda à Inca Cola, uma bebida da empresa coca-cola, amarela florescente que só se vende cá.

2 comentários:

  1. A vista arrepia, a vontade de ir cresce mais e mais... amanhã vou ao médico, vou namorá-lo muito muito e ver se ele me deixa marcar passagem para Junho... TORCE CHAVALA, TORCE!

    ResponderEliminar