quarta-feira, 5 de maio de 2010

S. Ramon

S. Ramon fica às portas da Amazónia e a paisagem é um mix de montanhas com a vegetação da selva.

Durante a manhã fomos até à catarata de Tirol, a 5kms deS. Ramon. O passeio era bonito mas depois de Iquitos os meus standarts estavam um bocado elevados. Quando estávamos a descansar ao lado da caída de 35 metros de água apareceu o primeiro turista do dia: um suíço que tinha estado no Mexico durante 5 meses, onde tinha comprado uma mota para viajar por toda a América do Sul. Fizemos a caminhada de volta juntos enquanto ouvíamos as suas aventuras. Separamo-nos à chegada pois eu e a Vannesa apanhámos um combi ate La Merced, uma cidade maior a 40 minutos dali.

Almoçámos e fomos até um jardim de borboletas. Estava bem degradado e todos os exemplares que ali vimos encontrámos mais tarde durante o nosso passeio. Pedimos informações para chegar à ponte colgante de Kimri, de onde saía um caminho até outra catarata. Infelizmente não era um só caminho mas sim alguns quatro. Conclusão, caminhámos para cima e para baixo até às 5 da tarde, quando concluímos que não íamos encontrar nenhuma catarata e voltámos para traz.

De volta a La Merced procurámos desesperadamente tamales, outro tipo de papa de farinha de milho com frango, cozida em folhas de bananeira, mas que, segundo nos informaram, só se vendem de manhã. Comprámos uns sacos de café do vale de Chanchamayo, o vale onde estávamos, que supostamente é o melhor o mundo, e voltámos para S. Ramon, desejando que a dona do hostel nos deixasse tomar um banho antes de apanharmos o autocarro, uma vez que o nosso estado, depois de um dia a caminhar debaixo da humidade da selva, era um bocado nojento. Felizmente deixou!

La Merced- bananas não faltam!