domingo, 11 de abril de 2010

Dinheiro falso

O dinheiro falso abunda nesta terra. Cada vez que pago alguma coisa com uma nota vejo fazerem uma nova acrobacia com ela para testar a sua veracidade. A mais básica é po-la contra a luz, mas também há quem cheire, quem raspe a unha para ver se fica marca, quem amachuque voltando a esticar, quem lamba o dedo e depois o esfrega para ver se é "à prova de água" e até quem tenha canetas especiais que se a nota for falsa deixa marca e nas verdadeiras não. Enfim, eu já tentei aprender algumas mas acho que se uma nota falsa me for passada para a mão não vou dar por ela.

Mas não são só as notas que são falsificadas. As moedas também! Para estas a melhor solução é um íman para testar o metal. O que eu me pergunto é quão rentável será falsificar moedas de 2 e 5 soles (1 euro= 3,8 soles)...


Aqui está o Thomas com uma régua a tentar decifrar qual das moedas é falsa! Nesse dia não lhe aceitaram uma delas e ele já não se lembrava qual era.

Sem comentários:

Enviar um comentário